quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Como fazer instalações elétricas em Alvenaria Estrutural


 


Uma das principais causas de quebra de blocos na alvenaria estrutural são os cortes executados nas paredes para a colocação das caixas de passagem elétricas. O procedimento correto para fixação das caixas de passagem elétricas é fazer os cortes na alvenaria com ferramentas adequadas, para não haver quebras. Porém poucos profissionais aderem ao uso das ferramentas de corte, utilizando, sem responsabilidade alguma, marretas e outras ferramentas para quebrar os blocos.
 
Com o intuito de resolver este problema foi  desenvolvida uma nova tecnologia para instalação das caixas de passagem elétricas. São as caixas de passagem específicas para blocos de concreto. Sua instalação é rápida e simples;
·       Primeiramente são executados furos em pontos específicos na alvenaria, utilizando uma furadeira elétrica com broca de vídea de 4”( serra copo diamantada ).
·       Posteriormente  coloca-se a caixa no furo fixando-a por meio de parafusos que expandem a lateral e a ancoram na alvenaria. Este tipo de instalação dispensa a utilização de chumbamento com argamassa, gera pouca sujeira, realiza o alinhamento perfeito das caixas e obtém um ótimo acabamento.
               
 
Para a correta instalação elétrica na alvenaria, seguem algumas orientações:
 
a) Utilizar o projeto elétrico para fazer a marcação dos pontos elétricos (tomadas baixas, médias, altas e interruptores);
b) Utilizando furadeira com serra copo de 4”, fazer os furos nos pontos elétricos marcados na alvenaria;
c) Retirar de dentro dos blocos as pontas dos eletrodutos, que acompanharam a elevação da alvenaria;
d) Fazer a fixação das caixas de passagem elétricas, recorrendo aos procedimentos citados anteriormente
e) Conferir os pontos executados em relação ao projeto;
f) Fazer a limpeza do local.
Esse procedimento evita cortes e quebras indesejáveis na alvenaria, não danifica a estrutura, obtém maior produtividade e gera pouco entulho na obra.
 Os pontos das tomadas médias e interruptores estão localizados na sexta fiada. Assim que a alvenaria estiver concluída, é feita uma abertura na junta horizontal entre a sexta e sétima fiada, por essa abertura, insere-se o eletroduto dentro dos blocos deixando, aproximadamente, 30 cm de fora da parede e 30 cm acima da canaleta, para a conexão com o eletroduto da laje. Posteriormente, as caixas de passagem 4 x 2” serão instaladas. Atentar para que este procedimento seja feito antes do grauteamento da canaleta, para facilitar sua execução.
As caixas disponíveis no mercado possuem tampas protetoras que devem ser removidas após a execução dos revestimentos e permitem um perfeito acabamento entre parede e caixa.
 
A seguir estou postando um vídeo feito pela Torniplast e outro pela Original onde são expostos seus produtos objetos deste post.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário