sábado, 3 de janeiro de 2015

Como reformar sua casa sem transtornos



Reformas, quase sempre, causam intensas dores de cabeça, seja devido ao alto custo dos materiais, mão de obra, atrasos, bagunça, sujeira, danos aos móveis e pisos ou ao não cumprimento do prazo por parte dos trabalhadores contratados.

É por essas e outras que muitas pessoas arriscam-se em realizar os pequenos reparos por conta própria, sendo que a decisão mais sensata é procurar um profissional especializado para que os resultados finais sejam realmente satisfatórios.

Vale a pena investir em mão de obra especializada em reformas para que a  reforma seja feita com o mínimo de  aborrecimentos. A seguir apresentamos algumas sugestões que  poderão ajudá-los a tornar este período mais suportável.

·       Inicialmente procure fazer um planejamento bem detalhado sobre todos os serviços que  serão executados estimando os  gastos previstos para cada item a ser reformado. Neste planejamento procure detalhar ao máximo que puder os custos de materiais ,mão de obra, os prazos previstos e interferências que você consegue enxergar no   momento  Pôr no papel certamente te ajudará a definir os limites físicos e financeiros da tua reforma e te preparará psicologicamente para o evento.

·       Tome todo cuidado possível para, antes de começar a reforma, guardar em cestas organizadoras ou em prateleiras todos os objetos que ficam no cômodo a ser restaurado. Dessa forma, as peças ficam protegidas da poeira e não ficam expostas a riscos como cair no chão, batidas e arranhões. Lembre-se que nada deve ser perdido ou seriamente danificado com o  empurra-empurra dos móveis.

·       Reserve a porta dos fundos para a entrada dos trabalhadores e materiais de construção. Assim, a passagem sempre estará livre para você e quem mais precisar entrar em seu imóvel.

·       Comece a reforma sempre pelo mais difícil, que no caso são os reparos na rede hidráulica e demolições nas paredes. Mas nem por isso você deve anular a circulação e movimentação em sua própria casa ou apartamento.

·       Para que o andamento da obra seja tranquilo procure manter os pés no chão e gastar seu dinheiro de acordo com planejamento anteriormente realizado. Dessa forma, eliminam-se os riscos de investimentos excessivos na reforma.

·       Faça um bom contrato com os fornecedores de mão de obra para que não haja pleitos de valores não previstos em seu planejamento inicial.

·       Procure economizar em cada item planejado, pois desta forma poderá eventualmente gastar um pouco mais em itens imprevistos e em melhorias na qualidade de alguns materiais.

·       Depois de finalizada a reforma, verifique se tudo está de acordo com o combinado, se os reparos estão corretos e se cada detalhe está de acordo com o desejado. Se há um momento para exigir que o serviço seja refeito, é agora. Com bom senso tudo se ajeita. Por isso, ajudar quem quer que seja o responsável pela reforma com gestos de solidariedade e compreensão pode tornar a obra muito mais suportável.

Vale lembrar que, para executar reformas no interior de prédios de apartamentos, existem regras especificas normatizadas pela ABNT, ou seja: - O morador interessado em fazer uma reforma deverá enviar ao sindico do prédio um planejamento detalhado informando o que será feito, a empresa contratada e o prazo da obra. Para reformas que afetem a estrutura, vedações e quaisquer sistemas de instalações da edificação, um profissional qualificado (engenheiro ou arquiteto) deverá se responsabilizar tecnicamente.

 

Um comentário:

  1. Parabéns pelas excelentes publicações.
    Irei utilizar as dicas em uma reforma que farei em breve.

    ResponderExcluir