domingo, 4 de janeiro de 2015

Como financiar a construção de uma casa



Conseguir crédito para reforma e construção costuma dar mais trabalho que financiar a compra de um imóvel pronto ou financiar a compra somente do terreno.
 
É importante que, inicialmente, se faça uma simulação do financiamento. Depois de realizar este passo, fica muito mais fácil comparar os planos, propostas dos bancos e instituições financeiras, para se tomar a decisão pelo financiamento que mais se adéqua  à sua realidade.
 
Abaixo listamos as etapas que antecedem a concessão do financiamento da construção pela Caixa Econômica Federal para pessoas que já possuem o terreno:

Primeiro: Você deve possuir um terreno e toda a documentação deve estar totalmente regularizada, ou seja, com a matrícula estar atualizada do Cartório de Imóveis e Certidão Negativa de Débitos na Prefeitura local. O proponente deve ser o proprietário do terreno e o mesmo não pode estar alienado, ou seja, não pode estar vinculado a nenhum tipo de financiamento.

Segundo: Você precisa contratar um engenheiro ou um arquiteto para fazer os projetos da construção (projeto de prefeitura, projeto estrutural e o de instalações elétricas e hidráulicas). O projeto deverá ser previamente aprovado na prefeitura local com o fornecimento do competente Alvará de Construção.

Terceiro: Deverá ser apresentado à Caixa, todo o planejamento da construção com a descrição detalhada das etapas de construção e seus respectivos custos. Este planejamento poderá ser feito pelo próprio engenheiro que elaborou o projeto.

Quarto: Você deverá providenciar toda documentação pessoal como comprovantes de renda, residência e copia dos principais documentos pessoais. O proponente não pode ser proprietário ou estar em processo de compra de outro imóvel residencial na mesma localidade em que reside ou onde pretende fixar moradia.

Quinto: Você deverá ir a Caixa ou ao correspondente autorizado e dar entrada na documentação do terreno, do projeto, do planejamento e a sua documentação pessoal.

Sexto: Toda essa documentação será analisada tecnicamente e financeiramente pela Caixa e após a aprovação, você será convidado para assinar o contrato de financiamento da construção.

Vale ressaltar que você deverá executar, de acordo com o planejamento apresentado, a primeira etapa da construção com recursos próprios, já que a Caixa não faz a liberação do valor do financiamento por antecipação. Após concluir a primeira etapa, você deverá notificar a Caixa que enviará um engenheiro para fazer a vistoria e atestar que a primeira etapa foi concluída. Então a Caixa faz a liberação do valor referente a primeira etapa e dá sinal verde para você fazer a segunda. E este ciclo se repetirá até o final da obra. Então na prática você faz a construção de cada etapa com os seus próprios recursos e ao final de cada etapa a Caixa paga o valor referente a ela.

Vale também ressaltar que você só começará pagar o financiamento depois que a obra for terminada, o que é caracterizado com a obtenção do Habite-se na Prefeitura.

Nos próximos dias postarei dicas para quem quer comprar terreno financiado pela Caixa e também darei dicas para quem quer comprar imóvel novo ou usado financiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário