segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Como financiar a compra de imóvel pronto


Obter o crédito para Compra de Imóvel é mais complicado do que se imagina, geralmente a dificuldade ocorre porque você ou sua família somente podem comprometer 30% da renda mensal, por exemplo, para financiar um imóvel em 240 meses de R$ 400.000,00 dando R$ 80.000,00 de entrada, sua renda mensal (individual) ou somada a família precisa ser de R$ 14.125,00 (Media do Mercado).  Para minimizar este problema, o ideal seria ter 50% do preço do imóvel e financiar apenas os outros 50%, ou seja, o melhor financiamento de imóveis é aquele onde você financia o mínimo possível o que poderá também reduzir até a de juros que o banco vai cobrar. 

 Outro fator importante é que você financie por poucos anos. Quanto mais longo for o financiamento mais juros você vai pagar. As pessoas se iludem quando observam que o valor da prestação cai quando o financiamento é de 30 anos, em relação a um financiamento de 15 anos. 

Outra dica importante é não fazer apenas a simulação de financiamento da Caixa Econômica Federal. Existe o Banco do Brasil, Banco Itaú, Bradesco, HSBC, Santander, e diversos outros bancos que também oferecem financiamento para a compra da casa própria. 

A maioria dos imóveis esta ainda com preços elevados. Tente comprar um imóvel em um bairro que está se valorizando, normalmente é para onde a cidade está crescendo, e onde existam muitas opções de imóveis sendo construídos, observe onde supermercados e farmácias estão abrindo filiais. 

Para quem pretende comprar uma casa nova Lembre-se ainda que construir é sempre um bom negócio. Apesar de gerar trabalho e algumas dores de cabeça, se você conseguir um bom terreno em uma área que ainda vai valorizar e sua economia no final pode ser superior a 30%.
      
Confira abaixo quais são os documentos solicitados do comprador, do imóvel e do vendedor e garanta a compra de sua casa própria sem transtornos: 

Documentos do(s) comprador(es):
- Carteira de identidade
- CPF
- Comprovante de endereço (contas de água, luz ou telefone fixo). 
- Certidão de nascimento (somente para solteiros) 
- Comprovante de estado civil (para casados, divorciados, viúvos). 
- Escritura de pacto antenupcial (somente para casados) 
- Comprovante de estado civil para união estável (em caso de união estável) - Comprovante de renda (Assalariados: três últimos holerites, cópia da carteira de trabalho. Não assalariados: comprovar capacidade de pagamento por meio dos três últimos pró-labores, extrato bancário, cartão de crédito, etc.). 
- Declaração de Imposto de Renda
- Certidão conjunta emitida pela Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (RF/PGFN - débitos relativos a tributos federais e à dívida ativa da União) 

Documentos do imóvel:

- Escritura (ou outro título aquisitivo pelo qual o vendedor adquiriu o imóvel) 
- IPTU
- Certidão de inteiro teor da matrícula com negativa de ônus (expedida pelo serviço de registro de imóveis) 
- Certidão negativa de impostos e taxas municipais
- Declaração de medidas e confrontações (casas e sobrados) 
- Declaração de não existência de débitos condominiais (apartamentos) 
- Certidão negativa de foro e/ou laudêmio
- Declaração/Justificativa quando o valor de venda do imóvel for inferior ao valor de avaliação
 
Documentos do(s) vendedor(es):

- Carteira de identidade e CPF
- Comprovante de endereço (contas de água, luz ou telefone fixo). 
- Certidão de nascimento (somente para solteiros) 
- Comprovante de estado civil (para casados, divorciados, viúvos). 
- Escritura de pacto antenupcial (somente para casados) 
- Comprovante de estado civil para união estável (em caso de união estável) 
- Certidão conjunta emitida pela Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (RF/PGFN - débitos relativos a tributos federais e à dívida ativa da União) 
- Certidão negativa dos distribuidores forenses referentes a Ações Cíveis
- Certidão negativa dos cartórios de protestos
Veja abaixo um resumo das etapas necessárias para obter o Financiamento Imobiliário com maior rapidez.

Passo 1 – Preparação e Simulação

Consulte sites especializados e converse com pessoas que já financiaram a compra de imóveis para esclarecimento de dúvidas.

Defina o imóvel desejado de forma objetiva procurando envolver seus familiares mais próximos na escolha deste imóvel. Na falta da escolha do imóvel você pode enviar proposta para uma carta de crédito que pode ser usada posteriormente.

Faça várias simulações de para comparar os planos, propostas dos bancos e instituições financeiras, para se tomar a decisão pelo financiamento que mais se adéqua à sua realidade.

Passo 2 - Preenchimento da Proposta On-line

Com a definição da proposta e agentes financeiros eleitos pelo comprador, basta então preencher a proposta e autorizar o agente financeiro a iniciar o processo. Preste bem atenção para não faltar nenhuma informação para não atrasar o andamento da sua proposta. 

 Passo 3 - Análises de Crédito e Jurídica: envio de documentos

De acordo com as informações e documentos apresentados para análise de crédito os agentes financeiros irão analisar, entre outras coisas, se o prazo, renda declarada, idade e características do imóvel para estudo da viabilidade de concessão do crédito e a adequação do imóvel escolhido estão dentro dos parâmetros da instituição financeira.

Nesta fase, os agentes financeiros realizarão a análise detalhada de toda a documentação enviada. A análise jurídica é fundamental para a realização de uma transação imobiliária segura e a preservação de todas as partes envolvidas.

 Passo 4 - Avaliação do imóvel e visita técnica

Os agentes financeiros solicitarão a avaliação do imóvel objeto do financiamento, agendando a vistoria com o engenheiro credenciado e o comprador. A avaliação do imóvel dá a garantia para o comprador de que o valor de compra do imóvel está dentro do valor de mercado praticado no local, na época em que a aquisição estiver ocorrendo. A avaliação efetuada a partir de valores de mercado praticados em outras transações similares e baseada numa perícia técnica minuciosa das condições do imóvel dará ao comprador a segurança que ele precisa para realizar o negócio com toda tranquilidade.

Passo 5 - Assinatura do contrato de financiamento e Registro em cartório
 
Após a aprovação da proposta de financiamento, e desde que não haja nenhuma pendência, será emitido o CONTRATO DE FINANCIAMENTO e agendada uma data para a assinatura. Depois é só pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis - ITBI e registrar o contrato no cartório de registro de imóveis.

Passo 6 - Finalização do processo e Liberação de Recursos

Concluídas as etapas acima você deverá enviar uma via do contrato registrado para que o seu banco libere o financiamento ao vendedor. Em geral, isso é feito através de depósito em conta corrente, ordem de pagamento ou DOC, em até cinco dias úteis após o recebimento do contrato registrado. Liberado o valor na conta do vendedor do imóvel é só pegar as chaves, reunir a família e celebrar.



2 comentários:

  1. Parabéns por mais uma excelente postagem.
    Esta se especializando e a cada dia uma nova dica.
    Parabéns.

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  2. OLÁ MEU AMIGO HÉLIO
    TRATA-SE DE MOTIVAÇÃO DE ANO NOVO. ESTOU CHEIO DE NOVAS IDÉIAS. VEM COISAS NOVAS E BOAS POR AÍ.
    ABRAÇO.

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